terça-feira, 16 de novembro de 2010

Deslandes pré-Ídolos...



Carolina Deslandes tinha um sonho...! E quando, depois de um curso intensivo de inglês em Londres, descobriu que até podia ganhar karaokes...O sonho tomou forma e hoje, com apenas 19 anos e duas bandas, a finalista dos Ídolos é uma das principais candidatas a ser a primeira mulher a ganhar o programa. Nunca o sexo feminino recebeu esse galardão no nosso país. Será desta?? Mesmo antes do programa, a sua voz já podia ser ouvida no youtube...Aqui fica um exemplo do trabalho da cantora mesmo antes de entrar na nossa "caixinha mágica". Aqui numa parceria com B-leza. Disfrutem...

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Degrau a degrau

Há uma grande discussão que surge com a emergência destes novos programas no panorma televisivo. Quem será, afinal de contas, o Artista com A grande. Será a aprendizagem musical dispensável quando se nasce com um "dom"? Qual é o cantor mais verdadeiro, aquele aproveita uma oportunidade na sua vida para entrar no mundo da fama? Ou será, por outro lado, aquele que estuda, toca, canta e batalha todos os dias para "viver da música" mas que nunca atinge nem metade da popularidade do outro? Ninguém discorda que é mais fácil andar de elevador do que subir uns quantos andares de escadas, mas há sempre os que optam por subir degrau a degrau, mesmo que tome mais tempo e que o desgaste seja maior.  Porquê? Porque os dois caminhos são possíveis mas optamos por um...Melhor ou pior? Diferente.

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Foi vítima de bullyng



Quem não se lembra do fenómeno Susan Boyle? Pois esta senhora, de 49 anos (quem diria?) fez revelações inéditas ao tablóide inglês News of the Word que revelam que Susan era uma adolescente vítima de bullying e, com apenas 17 anos, pensou mesmo em suicídio. Pois é verdade...a estrela de Britain's Got Talent viveu tempos de amargura e sofrimento mas com a sua participação no programa inglês conseguiu chegar mais longe do que alguma vez possa ter imaginado. Há aproximadamente um ano lançou o seu primeiro trabalho original que, em apenas um mês, atingiu o título de álbum mais vendido do ano. Curiosidade ou não, a verdade é que as pessoas quiseram comprar e levaram a cantora a tornar-se um verdadeiro sucesso. Esta é a história da Cinderela, uma menina escocesa que era gozada e enxovalhada na escola mas que, um dia, decidiu concorrer a um programa de talentos e, "sem saber ler nem escrever" tornou-se um ícone mundial!

terça-feira, 2 de novembro de 2010

O sonho comandou algumas vidas...outras não!






Formatos como Ídolos ou Operação Triunfo já não são novos no nosso país, muito menos lá fora, mas cada vez que voltam a nossas casas, a curiosidade é imensa. A corrida aos castings sucede-se, e mesmo sabendo que podem ouvir as mais duras críticas, os aspirantes a cantores não desistem de tentar o seu lugar ao sol no mundo da música. Muitos deles nunca tiveram aulas de canto, nem tão pouco pensaram em seguir carreira na área, como é o caso flagrante do vencedor da última edição dos Ídolos...mas, ainda assim, venceu e a sua vida pode seguir outro caminho! Um sonho ou uma realidade? É a questão que formulo para os mais atentos e interessados se questionarem sobre os verdadeiros motivos que levam ao vedetismo destas pessoas que no espaço de pouco tempo, podem dar um novo rumo às suas vidas. Mas a questão que se prende é muito mais profunda, pois atrás das cortinas ficam muitas lágrimas, desilusões, tristezas essas que acabam com o sonho que era tão real na cabeça de algumas pessoas! Valerá a pena concorrer? Valerá a pena perder um sonho que é algo tão real nas nossas cabeças, para "tentar a sorte"? Poderá esta "fama relâmpago" potenciar verdadeiros cantores e artistas? Nos Estados Unidos, o American Idol já alcançou a 10ª edição, em Portugal estamos na quarta. A minha paixão nasceu, no entanto na Operacion Triunfo 1 em Espanha, vencida pela brilhante Rosa, uma cantora de mão cheia que não tinha, no entanto, as medidas ditas perfeitas para vingar no mundo da música, mas nem isso a impediu de vencer. O mesmo aconteceu com a Flávia, se bem se recordam, na OT portuguesa. Iremos relembrar alguns passos marcantes destes programas, relembrar grandes vozes que conseguiram realmente construir uma carreira depois da participação nestes programas, mas também mostrar o outro lado, porque "nem tudo são Rosas" e tal como há os vencedores, há os vencidos, e esses têm que enfrentar a dura realidade de perder um sonho! Espero, portanto, conseguir, trazer alguma coisa novo aos que, tal como eu, têm uma paixão pela musica, paixão essa que não passa obrigatoriamente por um programa de talentos. Quero, acima de tudo, levantar algumas questões para que possamos reflectir sobre elas! Porque há coisas que só fazem sentido se sonhadas...e que por mais que possam ser ameaçadas pela realidade, importante é nunca deixar de sonhar e, quando o espaço onírico pode ser transportado para a realidade, aí sim é fundamental lutar, fazer o que for preciso para chegar mais além. Já dizia o nosso querido António Gedeão que "o Sonho Comanda a Vida"...

O sonho...

Iniciou-se uma nova fase de reality shows que procuram vozes! Vozes essas que preferencialmente tem de se fazer acompanhar com o "factor x" de um verdadeiro artista...mas afinal o que será que estes programas de entretenimento procuram!? Que a televisão é uma "caixinha mágica" já não é novidade para nenhum do comum dos mortais mas será ela também capaz de tornar sonhos realidade? Na sua maioria, é capaz de destruí-los. Não estaremos, portanto, a viver uma contradição?? Desejar ardentemente; ter como ideal; idealizar; ansiar; aspirar, almejar são sinónimos de sonho, mas o que acontecerá aos que numa fracção de segundos o perdem, aos que o vêem destruído quando enfrentam a realidade de uma  prova para entrarem num programa de entretenimento. São muitos os que rumam aos castings à procura desse SONHO! Mas será ele compatível com meio de comunicação que visa o lucro e se move por razões económicas?? Muitos dirão que sim, outros negarão.